Sign In

Embaixadores

Análise das fotos não premiadas
Érika Bitencourt

Érika Bitencourt

5º ROUND 2022

FOTO 1:

A ideia foi bacana, mas faltou um cuidado na execução em vários aspectos. A imagem seria muito melhor se esse triângulo vermelho estivesse posicionado nessa área limpa do canto esquerdo, tornando a imagem muito mais equilibrada, dado o peso dos coqueiros do lado direito. Outra questão é sobre detalhes que fazem a diferença, especialmente em silhuetas, o cuidado com as formas e contornos corporais é fundamental. Há alguma coisa saindo abaixo do pescoço da noiva. Assim como o tratamento de cores do céu poderia ser mais suave para parecer mais natural.

FOTO 2:

Achei a imagem interessante, misteriosa e inserida dentro de um contexto com as gotinhas de chuva e a igreja refletidas do vidro, porém há dois aspectos que tornariam a imagem muito melhor. Um deles é a direção para extrair alguma expressão mais marcante da noiva. E o outro aspecto é a luz no rosto da noiva. Vejo que foi bem puxada essa luz na pós produção provavelmente por não haver a utilização de alguma outra fonte que pudesse dar mais volume.

FOTO 3:

Torço para que o fotógrafo tenha realizado mais imagens nesse local. As possibilidades de criação são muitas. No caso em questão, a imagem poderia ser melhor eliminando esse chão, o que daria a ideia que eles estão no ar sem referência da altura do pulo dada pelo chão aparente. A direção poderia ser melhor explorada tanto no que diz respeito a expressão deles como a conexão entre eles, ao pulo e a forma como as pernas aparecem nesse pulo.

FOTO 4:

Gosto da imagem, a composição é bem feita e há um PB com um tratamento bacana. Acrescento, no entanto, que por já vermos muitas imagens desse momento, para que ela se destacasse no concurso faltou explorar um pouco a direção para conseguir extrair possíveis reações mais marcantes, um momento decisivo. Momento decisivo é o simples fato de extrair expressões, emoções e instantes únicos dentro de momentos aparentemente comuns.

FOTO 5:

Gosto da imagem, do tratamento, do fato de o noivo ser enquadrado nessa área superior limpa. Mas, por ser uma imagem recorrente nos concursos, uma foto como essa para se destacar precisaria de algo mais inusitado. O fato do noivo e de um dos padrinhos olhar para a câmera quebra ainda mais a força da foto. Algo que poderia tornar a imagem mais interessante caso houvesse mais área negativa acima do noivo seria tentar capturar apenas as mãos dos padrinhos e o noivo no ar. Fica a dica para os próximos cliques em momentos como esse.

 

ROUND EXTRA: Cerimônia

FOTO 1:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Essa foto é um clássico exemplo de que não basta apenas um bom momento, devemos analisar todo o contexto da cena e entender qual o elemento de maior força, para que o direcionamento do olhar valorize a “coisa certa” e torne a imagem ainda melhor. O destaque desta imagem, sem dúvidas, é a expressão do pai e não da noiva. Nesse caso, sugiro direcionar melhor a luz para o pai, subexpor um pouco a noiva e trabalhar melhor o PB. Além disso, um crop estratégico traria muito mais impacto a cena, mantendo a mão do noivo, mas removendo esse pedaço de rosto/orelha, o que tornaria a imagem muito mais interessante.

 

FOTO 2:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Uma das funções do PB, se bem trabalhado, é guiar o nosso olhar para o que realmente importa. Devemos fazer essas análises em cada caso concreto. Na imagem em questão, essa simples mudança transformou completamente a leitura trazendo mais força e levando o nosso olhar não só para as fotos das pessoas, como para o desenho dos braços que formam o símbolo do infinito e essas plantinhas do buquê que junto com o cabo lembram uma árvore. Árvore representa família. Todos esses detalhes não apareciam com tanta clareza na foto colorida.

 

FOTO 3:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Um lindo e puro momento. Muitas vezes o que falta em algumas imagens é o cuidado com os detalhes mínimos e acabamento, nesse caso, na pós produção. Deixo como sugestão retirar ainda mais os realces dessa perna no canto superior direito e trazer mais luz ao rosto das meninas, para direcionar melhor o olhar do espectador. Caso o fotógrafo levantasse um pouco mais a câmera também poderia inserir o rosto delas apenas na grama na hora do click e não ter essa linha que corta atrás.

FOTO 4:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Um lindo momento decisivo, porém, há algumas distrações que a tornam menos impactante como a quantidade de elementos em cena, as cores e o fato de o padre olhar para a câmera. Como sugestão, recomendaria fazer um crop para eliminar essas áreas laterais e manter apenas o sorriso do padre contrastando com a emoção do casal. Além de trazer a imagem para PB, o que transformaria completamente a leitura guiando nosso olhar para o que realmente importa.

 

FOTO 5:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Outro exemplo do que um corte estratégico é capaz de fazer. Na imagem não editada o braço da mulher, o rosto do padre e o olhar da própria mulher atraem nossa atenção e diminuem o impacto da expressão do noivo, que é o elemento mais forte. Apenas esse corte foi capaz de tornar a leitura mais fluida e a imagem mais interessante.

 

 

ROUND EXTRA: Felicidade

FOTO 1:

Muitas vezes não basta uma boa ideia, devemos sempre cuidar ou insistir para que a execução saia conforme o imaginado/planejado. Na imagem em questão, curto as cores, contraste e até a composição, porém a direção tirou o impacto devido aos olhos dele estarem descobertos e amassados pelas mãos dela e olhando pra câmera, o que não é um problema, mas nessa foto fez diferença. Imaginem por exemplo se ela tampa efetivamente os dois olhos dele com as mãos e insiste um pouco mais para extrair esses sorrisos, a imagem teria um toque mais criativo, minimalista e interessante.

FOTO 2:

Outro exemplo de como a direção impacta diretamente no resultado. Apesar da naturalidade dos sorrisos, a mão dela demonstra tensão. Dirigir não envolve apenas direcionar, devemos cuidar de cada detalhe. Nesse caso, os dedos dela dobrados ou a mão mais fechada e a forma como toca o rosto dele, contribuíram para essa sensação de rigidez/tensão. Inserir movimento ao toque e continuar clicando, o fotógrafo poderia conseguir mais suavidade. Além disso, o fundo com muitos elementos, cores e flores diferentes também distraem o nosso olhar e tiram o foco do sorriso deles. O fotógrafo poderia fazer essa imagem bem fechada ou optar por compor com menos elementos.

FOTO 3:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Saber identificar a ideia central da imagem e eliminar distrações podem trazer ainda mais impacto a um momento. No caso em questão, o corte de toda essa parte esquerda, trazendo atenção para o casal e mantendo esse braço do lado direito que funciona como uma linha levando o nosso olhar para a ação, faria muita diferença na imagem. Além disso, um PB com uma luz bem direcionada traria ainda mais força e reduziria as distrações do fundo, visto que muitos não estão conectados com o momento. 

FOTO 4:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Incrível como pequenos detalhes importam. Olho essa imagem que é ótima, mas meu olho automaticamente é guiado para aquela bolinha de luz no canto superior direito. Sempre costumo dizer que o refinamento e cuidado extremo com os detalhes tornam boas imagens em excelentes imagens. Nesse caso apenas um corte contribuiu com essa valorização e direcionamento do olhar para a alegria deles.

FOTO 5:

Para inserir elementos precisamos ter certeza do porque e como eles irão contribuir para reforçar a mensagem. Na imagem em questão o foco central está no sorriso do casal e nos gatos. A senhora do lado superior direito não está conectada com a cena. Vejo muitas sobras que poderiam ser resolvidas com um corte. Nesse caso também seria interessante uma maior profundidade de campo para que os gatos não estivessem tão desfocados. A direção do casal também pode ser melhor, cuidando da leveza das mãos e das expressões. Notamos que ela está apertando bem o olho pra sorrir, o fotógrafo poderia clicar mais, cuidando da direção, tanto para capturar uma melhor expressão do casal como um momento mais inusitado dos gatos.

ROUND EXTRA: Detalhes

FOTO 1:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Detalhes podem ser mais ricos quando envolvidos dentro de um contexto ou que contenham elementos que nos façam imaginar histórias. Porém, é ainda mais interessante quando esses elementos estão de certa forma conectados. Mesmo havendo um equilíbrio com informação nas duas extremidades, no caso em questão, imaginem se o cachorro do canto esquerdo está olhando para o que está acontecendo no canto direito e formasse uma linha imaginária de uma extremidade a outra com o olhar. A todo momento, mesmo em cenas documentais, esses exercícios de imaginar possibilidades contribuem para desenvolver a nossa percepção. Como sugestão de melhoria, eu faria um crop para deixar apenas o cachorro que está olhando pra frente e eliminaria mais o chão para trazer ainda mais evidência ao vestido e potencial para a imagem. 

FOTO 2:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Gosto da ideia de profundidade e da composição, porém, a imagem poderia ser melhor eliminando o chão, o que contribuiria ainda mais para essa sensação de que é um túnel infinito formado por essas linhas curvas dos arcos. Além disso, há pequenos detalhes que poderiam ser removidos e que distraem o nosso olhar como no canto superior direito e dois pontinhos de luz no lado esquerdo e direito de onde a noiva está. Recomendaria também trabalhar melhor o contraste para destacar mais o preto e branco formado por esses arcos, e direcionar melhor a luz para que a noiva ganhasse mais destaque.

FOTO 3:

Quando imaginamos a construção de uma imagem, para além dos elementos de composição, luz e direção, devemos pensar em como tornar a sua execução ainda mais rica e interessante. Imaginem, por exemplo, se o fotógrafo utiliza o lado superior esquerdo com alguém. E se a roupa da pessoa fosse de uma cor complementar ao azul presente na imagem? Essas análises do que poderia melhorar, do que poderíamos inserir, contribuem ainda mais para desenvolver nossas habilidades criativas.

FOTO 4:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Tudo que está no quadro é responsabilidade nossa. Partindo da premissa de que menos é sempre mais, como sugestão de melhoria eu recomendaria um crop para eliminar toda essa parte da esquerda que não acrescenta informação relevante e nos distrai, e focaria o enquadramento apenas no vestido pendurado dentro da moldura, tornando a imagem muito mais limpa. Ainda poderíamos imaginar essa cadeira abaixo do vestido com uma criança sapeca enriquecendo a mensagem.

FOTO 5:

Um grande diferencial em fotos de detalhes é humanizar os elementos com propósito e de forma criativa. A imagem em questão tem uma composição legal, mas para se destacar em concurso pede um algo a mais. Nesse caso, toda essa área da parede amarela poderia ser vista como uma tela em branco para inserir informação que trouxesse mais força a imagem.

2º ROUND 2022

FOTO 1:

Gosto do poder que as mãos tem na fotografia, elas comunicam, porém, devemos sempre lembrar que o cuidado com os detalhes é o que torna uma foto média em uma grande foto. Devemos interferir em tudo que irá tornar nossa imagem mais ou menos impactante. No caso em questão, notem como o relógio dele desvia imediatamente o nosso olhar pelo contraste do preto em relação aos tons claros presentes na imagem. Além das linhas que atravessam as mãos dele por trás. Vejo que o cenário dos cantos superiores é super interessante, com formas geométricas e perspectiva, ele poderia ser predominante.

FOTO 2:

Nem sempre inserir elementos de forma aleatória irá trazer força a imagem. Isso deve ser feito de forma bastante consciente. No caso em questão o senhor de laranja atrai toda nossa atenção devido ao contraste das cores complementares do azul da parede e laranja da roupa dele. Enquanto a roupa do casal não tem nenhum destaque no cenário. A direção pode melhorar, sentimos que eles estão tensos e pouco conectados. E vejo muitas possibilidades de criação nesse local seja com o casal onde está e utilizando a janela ao lado, seja com o casal separado, cada um em uma janela, seja com o casal do lado de fora entre as janelas, enfim, devemos sempre pensar em todas ou na maior quantidade possível de possibilidades.

FOTO 3:

É uma imagem bonita, com cores interessantes, uma composição limpa, mas a direção poderia ser melhor. Vejo muitas imagens assim, em que o perfil do noivo não aparece, dando muito destaque as orelhas. Devemos sempre cuidar do casal, não apenas da noiva. Além disso, as mãos dele trariam muito mais força se aparecessem mais, especialmente a que segura ela nas costas que só vemos a pontinha dos dedos. Detalhes fazem toda a diferença.

FOTO 4:

Essa foto também nos diz sobre detalhes que fazem a diferença. Especialmente em silhuetas, o cuidado com as formas e contornos corporais é fundamental. Notem como as roupas e braços se misturam. A direção do casal poderia ser melhor explorada inserindo movimento. A composição também pode melhorar, um espaço mais negativo de céu e menos de chão traria mais leveza e equilíbrio.

FOTO 5:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Vejo um bom momento entre amigas, provavelmente um fim de festa bem documentado, com uma perspectiva inusitada com ela no fundo de um carro dormindo. Porém há algumas distrações que a tornam menos impactante. Como sugestão, recomendaria fazer um crop para eliminar toda essa área da esquerda que me parece uma pessoa sobreposta, também cortaria o rosto da amiga, mantendo só a mão com a bebida que traria mais mistério e deixaria a cena mais interessante, além de cortar a parte superior do carro que contém um ponto de luz nos distraindo, sem perder o sentido original, porque devido aos faróis do lado direito ainda percebemos que ela está no fundo de um carro.

 

ROUND EXTRA: Preto & Branco

FOTO 1:

FOTO ORIGINAL

 

FOTO REEDITADA

É preciso conhecer tão bem as regras a ponto de saber o momento certo de quebrá-las. Não devemos ter medo do corte, se feito de forma consciente ele serve para evidenciar o que tem mais força na imagem.

Vejo que essa foto tem um grande potencial. Ela é expressiva e com um elemento inusitado que é o cabelo voando e formando essas duas linhas curvas capazes de conduzir o nosso olhar ao sorriso do noivo.

Apenas um corte e um melhor direcionamento da luz na pele foi capaz de trazer muito mais destaque a imagem, evidenciando os pontos fortes.

 

FOTO 2:

Penso que citar apenas a tríade: luz, composição e direção, certamente não é suficiente para que uma foto se destaque em concursos. Uma imagem para se destacar precisa ter um mix de elementos que agregam, cuidado minucioso com os detalhes, criatividade, expressar sentimentos ou emoções em sentido amplo, que faça o olhar do espectador percorrer toda a imagem, que nos faça pensar, que tenha uma mensagem marcante e/ou conte uma história.

Tomei essa imagem como exemplo para contar um exercício que costumo muito fazer para desenvolver a minha fotografia, seja em casos de momentos decisivos ou dirigidos, que é me perguntar a todo instante, E SE…

No caso em questão, E SE… tivesse alguém dentro do carro chorando e mesmo assim a gente pudesse ver os noivos entrando, E SE… ao mesmo tempo do que citei antes, tem alguma coisa acontecendo ou alguém enquadrado nessa outra janela a direita. Pensem nisso a todo instante.

 

FOTO 3:

FOTO ORIGINAL

 

FOTO REEDITADA

Outra imagem com potencial, gosto das camadas, mesmo com uma camada um pouco sobreposta, todos estão conectados com o momento, há uma quase repetição entre a expressão da noiva e da mãe.

Geralmente fotos com muita emoção ganham muito mais força se forem mais próximas. Percebam que apenas um corte fez com que a gente se conectasse muito mais com a cena. Além disso, vejo um ponto alto de luz em algumas áreas, como a mão dela, a orelha do pai, a parede, que poderiam ser melhor trabalhados para direcionar ainda mais o nosso olhar para os rostos e expressões.

 

FOTO 4:

Quando trabalhamos bem um elemento, devemos cuidar também dos outros. Vejo que a imagem tem uma boa composição, com o casal emoldurado em uma área limpa, mas a direção fez toda a diferença para que a foto não se destacasse. Vejo sobreposição do braço do noivo no rosto, o braço da noiva muito esticado, tensionado com o buquê.

Como sugestão diria para não se contentar com o primeiro clique, parar, analisar e se perguntar, o que pode melhorar? No caso em questão, tenho o perfil do casal? Os contornos corporais tão bacanas? O movimento transparece leveza? O buquê nesse caso, agrega? São esses detalhes que fazem toda diferença.

 

FOTO 5:

FOTO ORIGINAL

FOTO REEDITADA

Escolhi essa foto para falar sobre o poder da antecipação, principalmente na fotografia com momentos decisivos. Vejo um excelente momento na imagem, com camadas e expressões, mas com diversas as áreas de luz estourada (como o pé do noivo) que atraem imediatamente o nosso olhar.

Com alguns ajustes na luz foi possível direcionar melhor o nosso olhar para as expressões, mas, em algumas áreas, mesmo reeditada, não conseguimos recuperá-la porque a informação foi perdida. O que quero dizer com isso? Mesmo na fotografia de momentos, devemos cuidar de todos os elementos possíveis, luz, composição, etc. E o poder de nos antecipar ao que vai acontecer, nesse caso, principalmente em relação a luz, faria toda diferença.

 

1º ROUND 2022

FOTO 1:

É uma imagem com uma composição bacana, emoldurando o casal, porém poderia sugerir a melhoria de alguns aspectos que sem dúvidas a tornariam melhor. O primeiro é a direção do casal, em que não vemos o perfil do noivo e as costas acabam ganhando muito destaque, outro aspecto seria um melhor direcionamento da luz para o casal, para que o ponto mais alto esteja neles e direcione o nosso olhar, tornando a imagem mais impactante, porque mesmo que eles estejam a favor da luz, nosso olhar fica perdido na parte mais clara da areia e também em alguns galhos que acabam tirando a força da foto.

 

FOTO 2:

Achei essa foto bacana, as mãos sempre trazem muita força à fotografia, nesse caso elas fazem nossa mente viajar e contam uma história, pode ser as mãos do pai, da mãe, expressa muito. Porém sinto falta de uma melhor luz para trazer volume para as mãos, a cena é toda muito lavada, um preto e branco mais contrastado ajudaria a ressaltar esses elementos, o fundo também não contribui, vejo ponta de sofá, vejo pedaço de parede, se foi uma foto dirigida poderia utilizar uma única parede lisa como fundo, ou até mesmo um fundo escuro, além de tentar direcionar o movimento do fechar dos botões e ajeitar da gravata para capturar o movimento das mãos de forma ainda mais leve. Os detalhes sempre fazem toda diferença.

 

FOTO 3:

Sabemos que para uma silhueta ganhar destaque é preciso um minucioso cuidado com as formas, perfis, braços, mãos, dedos, pernas, mas não só isso. No caso dessa imagem, até vejo esse cuidado, porém acrescento que essa parte preta do chão não acrescenta informação e traz um peso desnecessário. O fotógrafo poderia executar essa imagem em um plano mais aberto e distante, com mais área negativa no céu, e sem toda essa área preta do chão, assim a imagem teria mais equilíbrio e ganharia mais força. Além disso, a expressão da noiva não contribui com a ideia de euforia que a direção do noivo pulando pede. Mesmo em silhuetas devemos ter esse cuidado com a expressão das pessoas para gerar ainda mais leveza e naturalidade.

 

FOTO 4:

FOTO ORIGINAL

 

FOTO REEDITADA

Sabemos que o poder do momento decisivo é conseguir capturar dentro de momentos aparentemente comuns, instantes únicos, e essa foto conseguiu isso, é muito forte. Porém as cores nas roupas das pessoas no fundo fazem meu olhar percorrer a imagem e não focar completamente na expressão do casal que é incrível. Eu penso que um preto e branco bem feito e direcionado iria deixar ela ainda melhor. Um leve crop para retirar a mulher da esquerda que está “distraída”, também ajudaria bastante a criar uma cena mais impactante.

 

FOTO 5:

Utilizar ângulos mais inusitados contribuem muito para prender o nosso olhar e tornar a fotografia mais interessante, penso que o fato da imagem ter sido fotografada na altura dos olhos, no caso de um momento que já é clássico como a jogada do buquê, não contribuiu para que a foto ganhasse mais força. Também vejo oportunidade de melhoria referente a luz muito uniforme, sem muito volume e destaque entre as pessoas e o ambiente. Além do ângulo e da luz, um crop para eliminar as pessoas que não estão tão conectadas com a cena, como aquele senhor sentado e o menino no canto direito, seria muito positivo para melhorar a imagem. 

Deixe um comentário