Sign In

Embaixadores

Análise das fotos não premiadas
Érika Bitencourt

ROUND EXTRA: Preto & Branco

FOTO 1:

FOTO REEDITADA

É preciso conhecer tão bem as regras a ponto de saber o momento certo de quebrá-las. Não devemos ter medo do corte, se feito de forma consciente ele serve para evidenciar o que tem mais força na imagem.

Vejo que essa foto tem um grande potencial. Ela é expressiva e com um elemento inusitado que é o cabelo voando e formando essas duas linhas curvas capazes de conduzir o nosso olhar ao sorriso do noivo.

Apenas um corte e um melhor direcionamento da luz na pele foi capaz de trazer muito mais destaque a imagem, evidenciando os pontos fortes.

FOTO 2:

Penso que citar apenas a tríade: luz, composição e direção, certamente não é suficiente para que uma foto se destaque em concursos. Uma imagem para se destacar precisa ter um mix de elementos que agregam, cuidado minucioso com os detalhes, criatividade, expressar sentimentos ou emoções em sentido amplo, que faça o olhar do espectador percorrer toda a imagem, que nos faça pensar, que tenha uma mensagem marcante e/ou conte uma história.

Tomei essa imagem como exemplo para contar um exercício que costumo muito fazer para desenvolver a minha fotografia, seja em casos de momentos decisivos ou dirigidos, que é me perguntar a todo instante, E SE…

No caso em questão, E SE… tivesse alguém dentro do carro chorando e mesmo assim a gente pudesse ver os noivos entrando, E SE… ao mesmo tempo do que citei antes, tem alguma coisa acontecendo ou alguém enquadrado nessa outra janela a direita. Pensem nisso a todo instante.

FOTO 3:

FOTO REEDITADA

Outra imagem com potencial, gosto das camadas, mesmo com uma camada um pouco sobreposta, todos estão conectados com o momento, há uma quase repetição entre a expressão da noiva e da mãe.

Geralmente fotos com muita emoção ganham muito mais força se forem mais próximas. Percebam que apenas um corte fez com que a gente se conectasse muito mais com a cena. Além disso, vejo um ponto alto de luz em algumas áreas, como a mão dela, a orelha do pai, a parede, que poderiam ser melhor trabalhados para direcionar ainda mais o nosso olhar para os rostos e expressões.

FOTO 4:

Quando trabalhamos bem um elemento, devemos cuidar também dos outros. Vejo que a imagem tem uma boa composição, com o casal emoldurado em uma área limpa, mas a direção fez toda a diferença para que a foto não se destacasse. Vejo sobreposição do braço do noivo no rosto, o braço da noiva muito esticado, tensionado com o buquê.

Como sugestão diria para não se contentar com o primeiro clique, parar, analisar e se perguntar, o que pode melhorar? No caso em questão, tenho o perfil do casal? Os contornos corporais tão bacanas? O movimento transparece leveza? O buquê nesse caso, agrega? São esses detalhes que fazem toda diferença.

FOTO 5:

FOTO REEDITADA

Escolhi essa foto para falar sobre o poder da antecipação, principalmente na fotografia com momentos decisivos. Vejo um excelente momento na imagem, com camadas e expressões, mas com diversas as áreas de luz estourada (como o pé do noivo) que atraem imediatamente o nosso olhar.

Com alguns ajustes na luz foi possível direcionar melhor o nosso olhar para as expressões, mas, em algumas áreas, mesmo reeditada, não conseguimos recuperá-la porque a informação foi perdida. O que quero dizer com isso? Mesmo na fotografia de momentos, devemos cuidar de todos os elementos possíveis, luz, composição, etc. E o poder de nos antecipar ao que vai acontecer, nesse caso, principalmente em relação a luz, faria toda diferença.

1º ROUND 2022

FOTO 1:

É uma imagem com uma composição bacana, emoldurando o casal, porém poderia sugerir a melhoria de alguns aspectos que sem dúvidas a tornariam melhor. O primeiro é a direção do casal, em que não vemos o perfil do noivo e as costas acabam ganhando muito destaque, outro aspecto seria um melhor direcionamento da luz para o casal, para que o ponto mais alto esteja neles e direcione o nosso olhar, tornando a imagem mais impactante, porque mesmo que eles estejam a favor da luz, nosso olhar fica perdido na parte mais clara da areia e também em alguns galhos que acabam tirando a força da foto.

FOTO 2:

Achei essa foto bacana, as mãos sempre trazem muita força à fotografia, nesse caso elas fazem nossa mente viajar e contam uma história, pode ser as mãos do pai, da mãe, expressa muito. Porém sinto falta de uma melhor luz para trazer volume para as mãos, a cena é toda muito lavada, um preto e branco mais contrastado ajudaria a ressaltar esses elementos, o fundo também não contribui, vejo ponta de sofá, vejo pedaço de parede, se foi uma foto dirigida poderia utilizar uma única parede lisa como fundo, ou até mesmo um fundo escuro, além de tentar direcionar o movimento do fechar dos botões e ajeitar da gravata para capturar o movimento das mãos de forma ainda mais leve. Os detalhes sempre fazem toda diferença.

FOTO 3:

Sabemos que para uma silhueta ganhar destaque é preciso um minucioso cuidado com as formas, perfis, braços, mãos, dedos, pernas, mas não só isso. No caso dessa imagem, até vejo esse cuidado, porém acrescento que essa parte preta do chão não acrescenta informação e traz um peso desnecessário. O fotógrafo poderia executar essa imagem em um plano mais aberto e distante, com mais área negativa no céu, e sem toda essa área preta do chão, assim a imagem teria mais equilíbrio e ganharia mais força. Além disso, a expressão da noiva não contribui com a ideia de euforia que a direção do noivo pulando pede. Mesmo em silhuetas devemos ter esse cuidado com a expressão das pessoas para gerar ainda mais leveza e naturalidade.

FOTO 4:

FOTO REEDITADA

Sabemos que o poder do momento decisivo é conseguir capturar dentro de momentos aparentemente comuns, instantes únicos, e essa foto conseguiu isso, é muito forte. Porém as cores nas roupas das pessoas no fundo fazem meu olhar percorrer a imagem e não focar completamente na expressão do casal que é incrível. Eu penso que um preto e branco bem feito e direcionado iria deixar ela ainda melhor. Um leve crop para retirar a mulher da esquerda que está “distraída”, também ajudaria bastante a criar uma cena mais impactante.

FOTO 5:

Utilizar ângulos mais inusitados contribuem muito para prender o nosso olhar e tornar a fotografia mais interessante, penso que o fato da imagem ter sido fotografada na altura dos olhos, no caso de um momento que já é clássico como a jogada do buquê, não contribuiu para que a foto ganhasse mais força. Também vejo oportunidade de melhoria referente a luz muito uniforme, sem muito volume e destaque entre as pessoas e o ambiente. Além do ângulo e da luz, um crop para eliminar as pessoas que não estão tão conectadas com a cena, como aquele senhor sentado e o menino no canto direito, seria muito positivo para melhorar a imagem.