Sign In

Embaixadores

Análise das fotos não premiadas
Bruno Roas

ROUND EXTRA: DETALHES

FOTO REEDITADA

O crop é uma ferramenta de pós produção poderosíssima, seguindo a máxima de que tudo que não agrega pode ficar de fora, a minha dica pra melhorar essa foto é: fazer o crop na pós, ou se tiver a oportunidade, eliminar distrações logo na composição, tentar compor de forma que leve nosso olhar direto ao objetivo é muito bom, salve algumas situações em que outros elementos como, formas, texturas e etc sao necessários para passearmos por toda a imagem e entendê-la.

FOTO REEDITADA

As cores contidas nessa imagem e o leve movimento do leque me chamaram a atenção, seriam alguns ajustes para numa próxima oportunidade melhorá-la e torná-la uma grande concorrente a prêmios. Minha sugestão seria um crop pra centralizar, um foco mais preciso no sorriso da moça e tentar diminuir um tantinho a velocidade de obturador (sem perder o controle de estabilidade), dessa forma vai criar uma sensação de movimento ainda mais incrível. A foto é muito bonita, Parabéns!

FOTO 3:

A primeira sensação que tenho ao ver essa imagem, é que a qualquer momento essas sombrinhas vão começar a girar criando uma gigantesca sensação de movimento. Seria muito interessante ver uma versão assim, talvez seja isso que falte para a mesma tornar-se uma foto ainda melhor, movimentos fazem nossa mente criar asas e viajar, pensemos nisso. Mas sem “sombra” de dúvidas a foto já é muito bonita, parabéns ao autor(a)!

FOTO REEDITADA

Registrada com muita sensibilidade, parabéns ao fotógrafo(a)! Apenas uma ressalva, na minha opinião a cor rouba um tanto da nossa atenção ao assunto principal, nosso olhar fica brigando entre o rosto da noiva e a parte azul do bouquet, acredito que o PB nesse caso seria a melhor opção pra essa imagem que é belíssima!

2º ROUND 2022

FOTO REEDITADA

Essa imagem tem muito impacto, e a primeira coisa que me chama atenção e ao mesmo tempo me trás um questionamento sobre ela é: pq o PB? Eu fico do lado de cá imaginado esse céu azulão em contraste com todas essas nuvens, além disso penso que o chão nao acrescenta tanto nessa imagem, pra mim o ponto forte está do casal pra cima, é ali que tá preso o nosso olhar, a silhueta tá muito bem feita com o casal em total conexão. A foto tem muito potencial e sem sombra de dúvida é muito forte!

FOTO REEDITADA

O contraste de cores entre as roupas dos modelos com essas lâmpadas nos traz uma sensação muito gostosa, acredito que uma pequena limpeza de cena aliada a uma direção mais caprichada, dando mais atenção para mão direita do rapaz, tirando-a do bolso e colocando sobre a mão da moça localizada no peito dele ou ao longo do braço dela, por exemplo, traria muito mais conexão entre os dois e consequentemente mais itens positivos a essa imagem, as mãos dizem muito e todos nós deveríamos dar muito mais atenção a elas. Parabéns a quem registrou, a foto é muito bonita.

FOTO REEDITADA

Sem dúvida quem registrou esse momento estava muito ligado aos acontecimentos, ponto a favor nesse caso. Alguns detalhes poderiam ser ajustados na hora e também no pós clique. Na hora: talvez uma série de vários cliques ajudaria a captar um momento em que os noivos em questão estariam com uma expressão mais marcante e que agregasse mais a imagem, isso aliado a expressão do menininho, que por sinal está SENCACIONAL, seria muuuito bom. A dica do pós clique seria um crop para o que realmente chama mais atenção, o ponto mais forte dessa imagem é o menininho, então, vamos dar um tanto mais de destaque para o mesmo, além disso, podemos tirar um pouquinho de partes estouradas no branco que também podem chamar mais atenção que o motivo principal. Parabéns a quem captou!

FOTO REEDITADA

Essa foto é muito bonita, a forma que os lustres levam o nosso olhar para o casal é outro ponto positivo pra essa imagem, só faria a remoção daqueles pequenos pontos de luz acima do casal, pra mim eram apenas ruídos desnecessários no contexto. Apesar de a imagem estar com uma exposição correta, percemos um ponto um pouquinho mais escuro na testa da noiva, daria pra acertar isso na hora do clique posicionando um tiquinho melhor a luz de origem (flash/led), ainda podemos dar mais atenção a algumas coisas a fim de melhorá-la, por exemplo: uma luz atrás do casal com certeza destacaria o mesmo em relação a esse fundo escuro, fazendo o casal saltar ao nosso olhar. Na direção de cena, a forma como o rapaz pega na mão da noiva me traria uma forte dúvida se ele seria ou não o noivo, se ele não estivesse com essa roupa em questão, porque sinceramente não me trouxe uma conexão de casal, e sim de apenas um cumprimento entre duas pessoas, isso poderia ter uma outra sensação apenas trocando a mão do rapaz, ele oferecendo a mão esquerda pra ela já nos levaria a outro tipo de conexão.

FOTO 5:

Esse é tipo de imagem que me faz viajar de certa forma, gosto dessa luz dura com essa direção do casal, mas a sensação que essa parede branca me traz é que tá faltando alguma coisa acontecer ali, sabe? Uma pessoa passando de bicicleta, caminhando, um gato pulando ou um cachorro dando pirueta, hehe, sinto como se a parede fosse uma página em branco esperando ser escrita por algo. Mas a imagem é muito bonita!

ROUND EXTRA: Preto & Branco

FOTO REEDITADA

Essa é uma imagem interessante, um momento bem descontraído entre convidados e noivos que o(a) fotógrafo(a) estava muito bem posicionado para captar. Nesse caso podemos dar um pouco mais de atenção a edição nos seguintes pontos: cuidando das partes brancas que ficaram muito “estouradas” (da forma como foi editada perdeu bastante textura, principalmente no vestido da noiva e camisa do noivo), além disso é aconselhável esconder tudo que tira o nosso olhar do motivo ou mensagem principal, tudo isso de forma caprichada, aquele globo da estrutura do Dj poderia ser facilmente removido no pós click, tenho certeza que essa imagem sem essa distração também a tornaria mais forte!

FOTO REEDITADA

No que pensamos quando construimos uma imagem? Pode ser na mensagem e sensação que a mesma vai transmitir, a partir daí podemos pensar na luz, direção, elementos de composição e etc (não obrigatoriamente nesta ordem), que vão nos ajudar a alcançarmos esses objetivos. Sabemos que fotógrafos adoram uma “luzinha” hehe. Nessa imagem em questão, tais “luzinhas” criam um triangulo que serve como um aconchego/casa para o casal, eles poderiam ter sido melhor encaixados ao centro do triângulo, dando ênfase a composição da imagem. Seguindo a máxima de “menos é mais”, pode-se tirar os raminhos nas laterais do casal, que trouxeram um ruído desnecessário, acho que não acrescentou para o motivo ou para mensagem. Também podemos pensar um pouco mais na direção do casal para torná-la mais interessante, por exemplo: reposicionando o braço direito da moça que está em volta do rapaz e colocando na cintura dele, já nos traria um contorno mais definido dos dois para essa silhueta. Para uma boa silhueta, é preciso ter bastante atenção aos contornos e a imagem final que a silhueta esta gerando ao fundir o casal como algo único.

FOTO 3:

Fotos em plantação de trigo é sempre uma possibilidade de imagens belíssimas. Essa em questão, nos traz uma composição muito interessante, a minha sensação é que o casal esta numa espécie de “ninho”, acredito que um toque de direção mais aconchegante, com um voltado para o outro (pq o casal não parece estar confortável) nos traria um “calor” a mais na imagem, principalmente dando mais atenção as mãos do casal, fariam a mesma ficar muito mais gostosa de olhar.

FOTO REEDITADA

Essa foto me trouxe uma questão e uma resposta, vamos a elas: Pensamos no P/B na hora do click? Quase sempre pensamos depois, é fato que passamos a usar uma foto em P/B por inúmeros motivos, sensação, distração, sentimento, etc. Acredito que essa imagem em especifico não foi pensada para o P/B, assim como muitas outras que fizemos ou faremos na vida, se fosse “pensada” antes, os noivos estariam em posições invertidas para termos um contraste, criando destaque para os dois (o noivo de terno escuro na parte clara da imagem e a noiva de vestido claro na parte mais escura), pois ao primeiro olhar, o noivo está quase imperceptível, justamente pela falta de contraste entre o terno e a área em que está posicionado. O ideal seria tentar corrigir isso criando a sensação deste contraste na pós edição, “clareando” o local do noivo e “escurecendo” a região em que a noiva está posicionada.
Um outro ponto de melhoria para a imagem, se tratando do tema “casamento”, seria pensar no direcionamento do noivo para com a noiva, evitando essa sensação de abandono, ele caminhando na direção dela já contaria uma outra história. A dica final seria um corte que oriente o olhar do espectador, pois o próprio piso já cria uma linha em direção a noiva, unindo a isso a direção do noivo, tornaria essa imagem mais forte.

FOTO 5:

Gosto da perspectiva em que essa imagem foi criada, bem como as linhas que de alguma forma impulsionam o nosso olhar para os noivos e também da inclusão do carro, que deve ter um valor sentimental para o casal, pontos para o(a) fotógrafo(a) nesses quesitos. Ao mesmo tempo, fiquei pensando na sensação que as mesmas linhas, acrescentadas a posição do carro (de frente para o casal deitado no asfalto) me trouxeram. Talvez o carro posicionado paralelamente ao casal, ou até mesmo de portas abertas com a traseira voltada pra eles, aliados a uma direção do casal mais apurada, aliviaria essa sensação de “atropelamento” que esse braço aberto da moça traz ainda mais em evidencia. Se tiver a oportunidade tente essa foto novamente, existem muito pontos forte na mesma!!!

1º ROUND 2022

FOTO 1:

Fotografias com momentos de forte emoção geralmente agradam a qualquer espectador, desde aos noivos e convidados à jurados em concursos. Na imagem em questão temos um momento com forte potencial, mas que precisa de alguns cuidados. No momento da captura desta imagem, um passinho a esquerda já mostraria melhor ambos os rostos (a expressão da noiva nem aparece na foto), um leve agachamento mostraria melhor o rosto do noivo. Na hora de cortar a imagem, podemos cortar as pessoas que não estão interagindo com o momento em questão. Pra finalizar uma boa foto também é preciso ter um cuidado com a edição, um tratamento mais contrastado que devolva a imagem os volumes e contornos adequados, pois na atual edição percebemos tudo muito acinzentado.

FOTO 2:

O emolduramento torna essa foto interessante, mas nesse caso em especifico devemos perceber a expressão “morna” do casal, fazendo a foto perder força, acredito que se o autor(a) da foto tivesse se erguido um pouco a camera ao ponto de encaixar o que parece ser as asas de um anjo as costas do noivo dando certa dualidade e apostando num foco cruzado na imagem do Cristo ao fundo com uma grande profundidade de campo, seria uma imagem muito mais forte.

FOTO 3:

Essa foto me fez pensar (mais uma vez) em: por que/quando usar o P/B numa foto? Nessa imagem em especifico, por que o autor(a) optou em trazê-la pra P/B e tirou uma das principais características da fruta, que é justamente a cor da mesma? De repente essa imagem teria uma mensagem mais interessante e com mais sentido trazendo as cores, pois o vermelho é muito estimulante e nos traz várias sensações e emoções como, calor, energia, amor, etc.

FOTO REEDITADA

É impossível passar por esta cena do cachorro mordendo o menininho e não achar graça disso. Momentos inusitados sempre se destacam entre cenas repetidas comumente em casamentos. Parabéns ao fotógrafo por não perder o momento, mesmo que a cena não se apresente no ponto que desejamos, isso é imprevisível e não se pode pedir pro cachorro repetir e morder o menino na entrada de luz da porta, né? A nossa parte é registrar e oferecer o melhor tratamento ao registro, direcionando a luz para a mensagem principal e dando um corte mais adequado.

FOTO REEDITADA

Gosto muito dessa foto, porém gostaria de ressaltar algumas observações que poderiam deixá-la ainda melhor: As cores, contornos e a direção da silhueta me agradam muito, mas a parte clara da imagem chama muito a atenção, fazendo o olhar ser deslocado pra lá quase que o tempo todo. Talvez um crop traria muito mais a atenção para o casal, o deixando mais em evidencia.